notícias

Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia – Resolvendo o paradoxo da iconicidade: o caso dos sinais de Libras

[REVISTA PSICOPEDAGOGIA – Edição 114] Neste artigo os autores trazem a Libras – Linguagem Brasileira de Sinais como forma de comunicação e expressão, com sistema linguístico de natureza visual-motora e estrutura gramatical própria, que constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, e que se origina das comunidades de surdos do Brasil. Dentre as propriedades dos sinais, uma das mais relevantes é a sua iconicidade, ou seja, a sua clareza denotativa. Um sinal é icônico quando seu significado é considerado admissível e pode ser adivinhado. Um paradoxo frequentemente apontado na bibliografia da área é o de que, embora o significado da maior parte dos sinais não possa ser adivinhado a partir da forma desses sinais, uma vez que o observador seja informado acerca do significado desses sinais, a forma passa, então, a ser julgada por eles como bastante admissível para representar esse significado. Leia o artigo: http://revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/643/resolvendo-o-paradoxo-da-iconicidade–o-caso-dos-sinais-de-libras

2 thoughts on “Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia – Resolvendo o paradoxo da iconicidade: o caso dos sinais de Libras

  • I believe this is one of the so much significant info for me. And i’m happy studying your article. But should commentary on some basic issues, The website style is ideal, the articles is actually excellent : D. Good task, cheers

  • Sou a Marina Almeida, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

Fechado para comentários.